20 junho 2015

Bate-papo com a cantora e compositora Rafaela Melo

Rafaela Melo é uma cantora baiana, da cidade de Ruy Barbosa, de 24 anos, que procura transmitir em suas músicas uma verdade, todos os seus sentimentos e desejos.
Em um bate-papo com o Meu Nome É Música, ela fala de tudo, carreira, estrada, amor pelo que faz, e muita música.

Rafaela conta como a música surgiu em sua vida.
- Sabe... quando desperta o desejo desde a infância, e esse desejo foi crescendo, até que eu descobri que era o meu caminho... E eu também tenho muita paixão pelo sons, pela natureza, e isso tudo faz parte de mim, cantar com força e com amor.
 Rafaela também disse como surgiu sua carreira musical e como foram suas experiências profissionais.
- Eu comecei a agir profissionalmente aos quinze anos, cantando em quiosques, festas de aniversários e casamentos, comecei a participar das festas do calendário festivo da cidade, depois comecei a participar dos festivais da região como o Festival da Chapada, Festival Edésio Santos, Festival Geraldo Azevedo e Festival da Canção Estudantil, e foi aí que eu comecei a fazer shows, e isso foi me dando mais esperança, até que eu decidi entrar para o The Voice Brasil que foi muito bom, uma experiência completamente nova, onde me diverti muito e aprendi bastante.
Meu Nome É Música também perguntou pra ela, quais são os objetivos dela na música, se é compor ou cantar músicas de outros compositores.
- Eu tenho uma musicalidade muito mesclada, eu tenho muito da música negra, da Soul Music, do Samba de Raiz, da cultura popular e tenho também aquela pegada bem Funk... Eu componho muito, em larga escala, sempre que posso, mesmo que eu não cante só as minhas músicas, pois gosto de interpretar também.
Ela também disse ao Meu Nome É Música, quais os projetos dela pro futuro, o repertório dela nos shows e as dificuldade no mundo da música.

- Os próximos projetos são o lançamento de um CD, que irei gravar Independente, numa cidade vizinha. Eu tenho uma banda, onde temos um repertório autoral e temos também regravações. A gente canta Tim Maia, Elza Soares, sucessos da música popular como "Madalena" do Ivan Lins, "Telegrama" do Zeca Baleiro, mas a musicalidade é bem nossa. E a gente resolveu gravar tudo isso numa Demo, com 10 música. Por ser um projeto independente, tá meio difícil, pois tenho casa e filhos, mas vai sair, pois o material já está pronto, as músicas estão prontas, mas ainda não temos o material financeiro. Aqui é muito difícil, fora de Salvador tudo é muito difícil, e agora não da pra ir, eu até recebi oportunidade de ir, mas eu tenho uma vida aqui, eu preferi ficar aqui, mas os caminhos eu já fiz, e já sei trilhar.
O Meu Nome É Música finalizou o papo com ela, falando, qual é a mensagem que ela quer passar ao público, qual é sua inspiração e se ela já pensou em mandar suas composições para outros autores.

- A minha musicalidade se baseia no amor comum, um amor entre as pessoas, e não para uma pessoa, minha música tem um fundo de conscientização social e é isso que eu quero passar para o público. Eu falo de coisas muito particulares e fico com um pouco de receio de mandar minha música para outros cantores e as pessoas não compreenderem, e tem também aquele ciuminho de mãe, de compor uma canção e ela não ser transmitida de uma maneira que eu acredito que seja a maneira certa de ser transmitida, mas tem também os cantores amigos meus e eles interpretam as minhas músicas.
- A minha inspiração é a vida, os sentimentos, são as coisas que despertam em mim uma vontade de escrever. Tudo me traz um certa inspiração, meus filhos, minha vida, minha família, o cotidiano e eu quero levar essa mensagem pra todo o lugar, transmitindo dessa maneira.

Rafaela, quando tiver alguma novidade, conta pra gente!!!

ENTRE EM CONTATO:
https://www.facebook.com/RafaelaMeloOficial?fref=ts


Um comentário: