23 junho 2015

Raul Seixas #2 Sociedade Alternativa

Pra muitos a Sociedade Alternativa é apenas uma música de Raul Seixas, mas ela é muito mais do que isso, é uma filosofia de vida.
Em 1972 Raul Seixas conheceu o escritor Paulo Coelho que seguia os ideias do ocultista britânico Aleister Crowley e a sua Lei de Thelema. Os ideias de Aleister era baseado em uma busca por ideais "invertidos", como se o inverso do mundo que vivemos fosse a solução dos problemas da sociedade mundial. O que Raul Seixas e Paulo Coelho tentaram fazer foi construir a Cidade das Estrelas, que era uma das metas principais da Sociedade Alternativa e que seria a base ideológica da "nova" sociedade.
Sabemos que todos esses pensamentos de Raul e Paulo Coelho eram completamente adversos ao governo militar na época, que era administrado por Geisel. Raul e Paulo Coelho foram enganados por Geisel, que pediu que eles contassem sobre essa sociedade, como se quisesse implantá-la no Brasil. Em vez disso, eles foram torturados e exilados nos Estados Unidos.

Raul nunca se preocupou em registrar dados ou regras sobre a Sociedade Alternativa, pois pra ele a Sociedade Alternativa é um espírito que está dentro de você, e a criação de regras seria um ponto contra a ideia de liberalismo do pensamento, que ele justifica nas músicas "Maluco Beleza" e "Metamorfose Ambulante".
Se não temos nada escrito diretamente ligado a Sociedade Alternativa, temos um manifesto escrito por Raul, Paulo e outros pensadores, sobre suas ideias e conceitos. Esse manifesto foi distribuído antes de um show de Raúl Seixas em São Paulo, em 1973


 Prefácio

Nós vos saudamos, Maria. Nós Vos Saudamos José. E nós saudamos os artistas brasileiros que tiveram o silêncio do resto do mundo quando seus trabalhos e seus corpos foram censurados, mutilados desaparecidos.
Manifesto

1 - O espaço é livre. Todos tem direito de ocupar seu espaço.

2 - O tempo é livre. Todos tem que viver em seu tempo, e fazer jus as promessas, esperanças e armadilhas.

3 - A colheita é livre. Todos tem direito de colher e se alimentar do trigo da criação.

4 - A semente é livre. Todos tem o direito de semear suas ideias sem qualquer coerção da INTELEGENZIA ou da BURRICIA.

5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.

6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.

7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.

Saudação final do 11o manifesto.

Sucesso a quem ler e guardar este manifesto. Porque nós somos capazes. Todos nós, todos nós somos capazes.

Escrito por: Raul Seixas, Paulo Coelho, Sylvio Passos, Christina Oiticica, Toninho Buda, Ed Cavalcanti.

Muitos estudiosos ainda procuram entender qual era os fundamentos da Sociedade Alternativa, mas temos a certeza que não se traduzia em apenas uma música.

"Faze o que tu queres, será o todo da Lei." - Lei de Thelema.



SE LIGA ENTÃO NA MÚSICA "SOCIEDADE ALTERNATIVA"


Nenhum comentário:

Postar um comentário