03 julho 2015

Entrevista com o Naldão, o mestre dos Grooves

Reginaldo Costa (Naldão) é baixista, produtor, arranjador, compositor e professor do primeiro, maior e mais acessado site do Brasil, o CifraClub. Naldão mistura suas influências do Funk com a brasilidade de um músico que não abandona suas origens. O resultado disso? É uma mistura original, que só Naldão, um mestre dos Grooves consegue fazer.

Já vou mandando o link do novo CD do Naldão que é espetacular. Acesse lá
 http://palcomp3.com/reginaldocosta/

Naldão é o entrevistado de hoje do Meu Nome É Música. As perguntas são as que seguem.


O que te levou a tocar contra-baixo?
Meu primeiro contato com um instrumento musical foi com o violão, um grande amigo naquela época  quando éramos moleques ainda, ele já estudava violão pois o pai tocava viola, um dia na casa dele vendo-o tocar perguntei, “ ...me ensina a tocar violão? rsrs daí foi uma paixão, nunca mais larguei, o contato com o instrumento foi tão forte  que quando comecei, pedia o violão emprestado todos os dias, tanto que um dia esse amigo brigou comigo argumentando que eu estava indo a casa dele só por causa do violão rsrs e não pra brincar com ele...dai o meu pai vendo isso me deu um violão no outro dia!!

Nessa época passei a frequentar uma igreja evangélica com esse amigo...dai  um músico (Marcos Suel-Sax)começou a dar um curso de música gratuito, daí me perguntaram, “...Naldão o que você quer tocar??” eu pensei na guitarra mas meu amigo já estava na jogada, fiquei cismado!!(pensei) ele pode achar ruin!!!falei: o contrabaixo.É legal lembrar esse contrabaixo estava muito desregulado e empenado, lembro me  como se fosse hoje...dava pra pendurar roupa rsrs o legal é que anos depois  consegui reaver o primeiro baixo que toquei em minha vida ...ele esta aqui do meu lado um Gianinne Fiber bass Precision um verdadeiro dinossauro! O baixo sem duvida me fez crescer e aprender muito!!

Como funciona o teu Centro Musical ?
O Centro musical tem como principal característica o ensino de música de forma diferenciada e muito séria, a julgar que dificilmente dou aulas em dupla, são casos específicos que faço isso, valorizo a qualidade do ensino e sei que isso individualmente tem uma eficácia maior, o cliente (meu aluno) fica feliz e aprende de verdade, posso afirmar isso pois já dei aula em muitas escolas aqui em BH uma delas é a Minueto e pro-music, sei do que falo.A tecnologia é algo que acho importante passar para os alunos, falo dos meus pedais, incentivo e dou algumas aulas de gravação , onde o aluno vivencia o que é de fato gravar com metrônomo. Algo inovador e de grande valia pra seguir carreira. Leciono aulas de contrabaixo elétrico (04-05– 06 cordas e Baixo fretlles) do básico ao avançado,violão também!Já teclado e guitarra dou só para iniciantes. Ha aulas também de produção musical, gravação e teoria musical eu mesmo leciono!!O centro musical na verdade é também um home Studio onde faço produções musicas, arranjos e trilhas...

O que tu acha da atual música brasileira em questão melódica? Ela baixou de qualidade nos últimos anos?
Pode parecer estranho o que vou te falar mas na verdade a música brasileira tem crescido muito... o detalhe é que as grandes Rádios, veículos de massa, novelas toda a mídia que diga se de passagem que é mentirosa, volúvel e manipuladora...mostra com muito mais força as grandes porcarias ou aquilo que ele a quer promover, com exceção de poucos, a mídia mostra só aquilo que a massa consome..dai pinta muita gente querendo fazer aquilo que a massa consome daí amigo é um circulo vicioso, se a massa consome só porcaria...faça porcaria então, vai dar dinheiro!!rs é triste pois tem muita gente talentosa por aí fazendo música de qualidade porém não estão na grande mídia!

É importante ressaltar que existe vários estilos de música e em cada segmento temos novos nomes, alguns trazem algo novo, outros só repetem o que os outros fizeram...é muito delicado isso...são poucos que buscam inovar pois no Brasil  a massa ainda não consegue ter nível cultural pra isso...saiu uma estatística recente falando  da população brasileira algo estarrecedor,lá fala da massa que não vai ao teatro,não vai a shows, não sai de casa pra ficar em frente a uma Tv e aberta ainda...sei que muitos são destituídos de boas condições e  etc mas ainda sim, muitos ainda não saem da Poltrona...dai engole qualquer coisa...

Sair da zona de conforto exige atitude...e isso hj em dia é difícil de se ver!

Você já tocou em várias bandas, de vários gêneros, qual tu se identificou mais?
Sim, sou grato a Deus pelas oportunidades que tive e as que busquei...todas na verdade me trouxeram muita coisa boa...pois na música profissionalmente falando tem muita coisa em jogo...ensaios, viagens, produções, trabalhar em equipe ...cresci e aprendi muito...e verdade seja dita , qualquer que seja o estilo na hora do show ao vivo, não tem lero lero ali só tem verdade, ou você toca  bem mesmo ou não toca rsr.Mas claro que destaco a banda Cindra e banda Rei soul, que saudade daquele som,soul e Black music é bom demais,a banda Velotrol que fazíamos Rock and Roll com pegada e com a nossa cara, a banda Lucas Avelar samba funk e musica  brasileira sempre de alto nível (ver vídeos no programa da rede minas), a banda instrumental Como jazz uma banda que criei tocávamos muitos standarts de jazz  com a nossa cara, me identifiquei também com  a arte do Ricardo Novais Violão clássico participei do disco dele com produção do Amaranto, fiz um show memorável com Toninho Horta também RS lindo lindo e pra fechar toquei e fiz recentemente o lacto. E alguns shows da cantora Carla Gomes(produção do Liminha)...musica boa também samba funk, bossa , samba e por aí vai!!!


 
Como é dar aula no Cifra Club, podendo alcançar tanta gente, e vê pelos comentários, que as tuas aulas ajudam alunos do mundo inteiro?
Trabalhar no cifra é muito legal, um time de pessoas super pra cima e muita gente carismática...fui indicado por um amigo pra trabalhar lá, fiz as provas, testes e entrevista e entrei para o time, antes conhecia pouco...

As vídeos aulas tem como objetivo  ensinar aquela música X ou Y sabe?E pra muita gente que esta começando é muito legal poder ver um vídeo que o cara passa os macetes pra tocar aquela música que o cara gosta...é fato que é gratificante ver as pessoas aprendendo e tocando a sua arte...é muito legal!!Claro que pra ir mais fundo não tem jeito tem que estudar com um mestre, todos nós temos um eu a exemplo tenho vários rsrs a grande sacada pra mim na música não é só repetir aquilo que o músico em geral (baixista) fez ou tocou e sim saber como ele pensou, como ele estudou ou como desenvolveu pra chegar naquela conclusão de execução. E isso é mais forte pra quem já esta num nível de compor musicas autorais, de fazer arranjos, é fato existe a época que toda pessoa que toca  passa pela fase de querer tocar igualzinho e etc, maaaaaas depois bem pra frente e sem duvida o mais top é fazer a sua onda, pois assim é que as pessoas iram sacar o seu diferencial!

Além disso  as aulas no cifra estão sempre em evolução, além da própria vídeo aula em si, buscamos fazer mais vídeos com uma variedade grande de abordagens e assuntos, como as aulas teóricas, pergunte ao professor, reviews, aquecimento e por aí vai...assim conseguimos passar cada vez mais conteúdo e qualidade e claro podendo ajudar pessoas não só do Brasil e do mundo todo!

A arte rompe barreiras tornam as pessoas melhores e mais felizes...e isso é algo que esta sendo escrito na historia do cifra club e na minha também!

Como foi ter produzido o teu próprio disco instrumental, o “Bem Meu”?
O meu primeiro disco foi lançado em 2006...foi uma loucura produzir o disco, digo isso pois foram muitas lutas, era um sonho e na época não tinha ainda muita vivencia com projetos de lei de incentivo, daí tudo saiu do bolso e claro fora algumas parcerias que foram sem dúvida o que mais me ajudou, principalmente os colegas músicos que cederam sua arte na boa fé sem pensar duas vezes, foi um período também em que estava com minha filha bem novinha, foi muita coisa rolando na cabeça e no coração...mas tudo foi verdadeiro e muito motivador, os arranjos, alguns nasceram de ensaios com a banda, outros em casa, ou em hotéis durante uma viagem de trabalho com outra banda...foi uma vitória e uma grande conquista... aquele Cd retrata muito bem a minha alma e minha perseverança é BEM MEU!!rs

Destaco nesse disco as faixas Bem meu,J.C.M.V, Da sala, Pancadão, Bella dreams, Alpha...

E pra finalizar, quais são os projetos futuros? Tem um CD em produção, o que você espera dele?
Graças a Deus hj posso dizer que já tem terceiro disco no papel já, formei recentemente na bituca e de lá nasceram muitas canções através das aulas do Ian Guest...o repertório já tá fechado, tem musicas antigas que compus e várias coisas novas nesse terceiro disco, te garanto vai ser mais Power ainda...vai ser  todo com banda...Atualmente lancei via Web no palco mp3 o meu segundo disco...tá muito lindo...to satisfeito com o processo todo...muita coisa foi produzida aqui no meu Home Studio e outras musicas foram trabalhadas e captadas no Natrilha Produçoes sob a direção do grande brother Felipe Fantoni. O disco tem participação especial do grande baixista Rogerio dy Castro na musica happy song com um solo de fretlles lindasso, o Felipe fantoni participou além de me dirigir em algumas músicas, fez um solo lindo na versão pra La de brazuca em Asa branca...dai pra frente só tem musica bakana...peças onde o baixo mostra as suas características e possibilidades tanto nas melodias, harmonicas e percussivas...destaco a Abertura do disco com o Arthur Rezende descendo o braço RS...na sequencia  My aquarela uma versão minha com percussão feita pelo grande brother Wallace campos ficou linda, depois tem seis ventos um 6/4 nos arremete há um tema de jazz contemporâneo com o Pedrinho Moreira(Saulo larangeira) na batera, Marcelo morais(Víctor e Léo) guitarra e Paulinho(Skank) no trompete, músicos maravilhosos que tornaram a minha arte mais linda ainda...a Lucas Dreams é umas das que eu mais gosto ...são uns 05 contrabaixos fazendo solo, segunda voz, harmonia e contra pontos...uma balada pra lá de linda! Asa branca, Rosa, tu és fiel estão demais o disco todo tá bem legal e o mais importante tá gostoso de se escutar não enjoa sabe...sem fritação!rs


Muito obrigado Naldão pela entrevista e principalmente pela atenção com o Meu Nome É Música, e muito mais sucesso nessa estrada do Groove!!! Qualquer novidade nos avise!!

CONTATOS
Centro Musical Reginaldo Costa e Produções Musicais
9329.8242 - 9648.1396
" A arte de saber ensinar"
Visite o canal do Naldão no You tube
http://www.youtube.com/user/naldaocosta?feature=mhee


Um comentário: