28 junho 2016

Resenha: "The Getaway" - Red Hot Chili Peppers


Particularmente sou suspeito para falar alguma coisa do Red Hot Chili Peppers, já que são uma das minhas bandas favoritas. "The Getaway" é o primeiro trabalho inédito da banda desde 2011 quando a banda lançou "I'm With You".
O disco realmente pode ser considerado um marco importante na história da banda, muito por causa das inovações no som. Temos muito piano, sintetizadores, uma pegada mais Pop, marcas que não parecia fazer parte da rota musical dos californianos. Claro que alma da banda ainda está lá, as linhas marcantes de baixo do Flea estão presentes junto com as viradas características do Chad Smith, além das letras com as temáticas que acostumamos ouvir o Anthony cantar. O disco ainda marca a afirmação do guitarrista Josh Klinghoffer que apesar de já ter participado de "I'm With You" é em "The Gateway" que as ideias que o levaram a substituir John Frusciante começaram a aparecer.
Muito do som de um disco ou até mesmo de uma banda passa pela mão do seu produtor - desde George Martin e os Fabs four - e não foi diferente com o Red Hot Chili Peppers. A banda com receio de se repetir resolveu trocar de produtor, saiu o lendário Rick Rubin que produzia a banda desde Blood Sugar Sex Magik e entrou Danger Mouse que além de produzir bandas como Radiohead, é DJ. Deve ser daí que saiu muito dos sintetizadores e outros pegadas mais baladeiras que marcam esse álbum.

Uma coisa que eu levo em consideração na hora de avaliar o "The Getaway" é a proposital mudança de sonoridade, já que eles quiseram fazer o disco desse jeito. Então não tem como comparar com "By The Way", "Californication", "Stadium Arcadium" e até mesmo com "I'm With You".
Teve muita gente que se surpreendeu com a pegada mais Pop do "The Getaway", mas de quem já compôs de "Suck My Kiss" a "Scar Tissue" isso é apenas uma curva acentuada na longa estrada da banda.

Música favorita: The Longest Wave

2 comentários:

  1. Bacana o post. O fato de ter mais climas "suaves" me atiça a curiosidade. Aliás, a capa e contracapa são espetaculares...vou escutar um pouco o álbum antes de comprar. Abraços de Alvaro Az da Docas.

    ResponderExcluir
  2. "The Getaway" dividiu opiniões, fiquem do lado dos que gostaram. A banda tem essa "mania" de capas muito bem trabalhadas mesmo.
    Vale mesmo ouvir primeiro para depois comprar. Abração! (Amanhã sai outra resenha)

    ResponderExcluir