13 junho 2016

Entrevista com o cantor e compositor Vitor Medina

Vitor Medina é um cantor e compositor que mistura Folk, Rock e música Latina e se você quiser ver o que falamos sobre ele é só (clicar aqui). Hoje ele passa aqui pelo Meu Nome É Música para falar do seu disco de estreia o "Persona" - em breve sai uma resenha sobre o disco -, repercussão e o sobre o seu futuro.



Brasil sempre foi um exportador da música para os países vizinhos, você percorreu o caminho inverso, trouxe ritmos latinos para dentro da tua musicalidade. Como apareceu pra ti a música latina e como isso te influenciou?
- Em 2011, após 3 anos desde o término da minha primeira banda (que era de rock), resolvi voltar a compor e gravar algumas canções que acabaram vindo para mim nesse feitio. Acredito muito que o processo de composição é algo místico e indecifrável. Sempre ouvi de tudo, e naquele momento a forma de me expressar acabou sendo essa, sabe-se lá o porque. Gosto muito de ritmos latinos e de folk, e por conta de ter durante anos composto em uma banda de rock, após o seu fim, as outras influências tenham tomado as rédeas, como uma “fórmula de escape”, acredito eu.

Como foi o processo de gravação do Persona e como está sendo a recepção dele?
- O processo de gravação do “Persona”, ao meu ver, foi demorado. Foram 3 anos de gravações. Durante esse processos, acabei mudando de produtores, de estúdio (2 vezes), até chegar, em 2013, ao Zeus Media Brasil (do amigo Thiago Olliveira, que produziu o disco junto ao Raphael Dieguez). A partir dessa última mudança, as coisas passaram a andar.
A recepção do “Persona” tem sido muito positiva. Tenho escutado palavras de admiração e carinho de pessoas de todo o país, e até de fora. Estou feliz por esse lançamento, e pelo feedback positivo da imprensa (que tem aberto portas) e de profissionais da música acerca do mesmo.

O fato de tu ser um músico independente influencia no som que tu vai produzir? Ter a liberdade para experimentar?
- A música é arte, não tem porque não experimentar, sendo independente ou não. Pretendo durante a minha carreira ainda explorar vários outros caminhos musicais na hora de produzir e compor.



Você lançou o clipe “Colabora”, do disco Persona e ele já obteve mais de 60 mil visualizações no Youtube, tocou no Multishow e na Play TV também. Tu imaginou essa repercussão? E como surgiu a ideia do clipe?
- Não imaginei nada na verdade, pois quando lancei o single “Colabora”, havia 3 anos que não lançava um material inédito, então eu não fazia ideia do que tinha por vir, de qual seria a repercussão, mas acabou que esse lançamento teve bastante visibilidade nas redes sociais, rádios e sites especializados, servindo assim de termômetro e parâmetro para os próximos passos.

Pode ser cedo para perguntar sobre um disco novo, já que recém saiu o Persona, mas esse teu estilo mais Folk deve ser o teu caminho na música ou ainda tu está em um processo de experimentação musical?
- Já tenho algumas composições novas, que soam um pouco diferentes das do “Persona”, mas de uma forma que ainda não sei explicar. Essas, muito provavelmente, entrarão em um próximo disco, mas precisam pegar um pouco mais de “corpo” antes disso, pois ainda não fechei os arranjos por estar muito concentrado no lançamento do “Persona” por esses tempos.

Quais são as tuas influências, quem que tu se inspira para tocar?
- Olha, pra ser sincero, não sou um cara que procura se inspirar em determinados artistas para fazer o som. A vida, seus mistérios, e a forma como eu enxergo o mundo e as situações ao meu redor (ou até dentro de mim) que atiçam a minha criatividade.

Quais os teus projetos para o futuro?
- Primeiramente retomar a rotina de shows e rodar com a banda e o “Persona” no maior número de cidades que puder. Futuramente, clipes de músicas desse trabalho, e ainda mais a frente, um próximo disco. Acho que ainda é cedo para falar de forma concreta sobre o amanhã.  Sou “pés no chão”, embora possua algumas metas e sonhos. Por enquanto vou vivendo o hoje, já que tenho curtido muito tudo o que tem acontecido na minha carreira desde que a retomei com “Colabora”. Aos poucos vou planejando os próximos passos, e o mais legal é que todo mundo que me acompanha terá a oportunidade de trilhar e descobrir isso junto a mim.

Facebook: vitormedinaoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário